maravilhoso

Hernani da Silva (2017-12-09)

  

Tenho pensado cada vez mais sobre da condição feminina. Trata-se de um dos poucos temas da psicologia das pessoas normais sobre o que nunca escrevi um artigo longo – e estou me preparando para fazê-lo. Tenho lido bastante segundo e tenho visto como é pobre a visão que, homens e mulheres, têm de si mesmos – especialmente as mulheres. A complexidade de homens entenderem as mulheres e reciprocamente é mais simples de concordar porque temos enorme de enfrentar com diferenças.

As diferenças constantemente provocam tendência a comparações. O curioso nas comparações entre homens e mulheres é que quase todos e cada um dos homens se sentem por grave, inferiores a elas. As mulheres variam mais quanto a este vista e no mínimo uma boa metade acha a condição feminina mas favorável. É naturalmente que aquele que, ao se comparar, se sentir por grave, desenvolverá a hostilidade agressiva própria da inveja. O papel da inveja na associação entre o sexo e a agressividade é muito relevante e isso é muito evidente para mim já há uns 20 anos.

A nossa época é difícil de ser entendida e as generalizações são perigosíssimas. Existem pessoas pertencentes a ao menos 3 gerações distintas que se sucederam ao longo dos últimos 30 anos. Existem, por exemplo, os homens que, tendo mas de 35-40 anos de idade, insistem em manifestar todos e cada um dos comportamentos tradicionais de machismo ofensivo ou de reverência intimidada diante das mulheres, principalmente as que lhes despertam o desejo sexual. Existem os homens que hoje em dia estão entre 20 e 35 anos que estão integralmente perplexos e perdidos e não sabem bastante como se posicionar. Tendem a ver as mulheres de forma mais igualitária com isso saiba mais respeitando-as profissionalmente; porém, ainda invejam o controlar sensual delas e isso determina duas tendências: uma delas é a de continuar a agir, ainda que de modo disfarçada, da maneira mais tradicional que escrevi a respeito dos mais velhos; a outra maneira é tentar imitar o modo de ser delas, tentando despertar o desejo delas por meio do aprimoramento de suas aptidões físicas; são os que freqüentam as academias, usam cremes, gastam bastante em roupas e outros adornos.

O terceiro conjunto é o dos jovens de menos de 20 anos. Estes estão numa boa. Vêem as mulheres reais somente como parceiras românticas e se interessam sexualmente por elas somente quando estão namorando. Quando estão sozinhos, se valem das facilidades derivadas do farto material pornográfico à disposição. Não freqüentam as prostitutas e não têm bastante interesse no sexo casual. Preferem o sexo virtual ou o sexo no contexto amoroso. Não são paqueradores e não se sentem por inferior pelo fato de não provocarem o libido das mulheres, porque estão continuamente muito satisfeitos sexualmente graças aos seus “programas virtuais”. Costumam ser moços serenos e até mesmo alguma coisa preguiçosos, porque não sentem que precisam fazer muita força ou ter muito sucesso para terem chegada às moças que, não sendo assediadas, passaram a assediá-los – ou a tentar trocar carícias com outras moças.



E as mulheres? Não tenho a impressão de que é provável agrupá-las em 3 tipos – e seus subgrupos – como fiz com os homens. Parecem portadoras de uma multiplicidade que nem elas entendem. Os homens as invejam porque consideram que elas teriam uma enorme facilidade para o sexo casual, já que estão continuamente sendo paqueradas por alguém (o que não acontece com eles, que têm que ir detrás ). Enorme maior número delas não se interessa desse modo, apesar de adorarem se exibir e atrair olhares. Parece que o prazer exibicionista é suficiente para elas, o que não faz o menor sentido para os homens.

Outras têm susto de sua exuberância sexual e tratam de se deformar: engordam demais justamente na mocidade, descuidam de outros elementos de sua aparência. Outras se queixam da falta de orgasmo e enorme maioria nem percebe que o orgasmo não lhes provoca a saciedade parecida com a que acontece com a ejaculação masculina. Buscam mesmo é o sexo associado ao paixão e fazem, cada vez mas, o oração pela paridade que pede o sexo sem compromisso. Isso justamente quando os homens jovens estão se desinteressando disso. Mulheres homossexuais, diferentemente dos homens, preferem relações estáveis e duradouras. Mulheres heterossexuais sozinhas buscam colaboradores na noite e sempre se decepcionam quando não há continuidade. Apesar disso, continuam dizendo que é legítimo este jogo de sedução e paquera. Varias são sinceras e se declaram desinteressadas disso e claramente procurando um parceiro fixo. Outras mulheres se divertem de verdade com o sexo casual e as suas amigas as invejam e não sabem porque razão não são como elas. Umas gostam de tomar a iniciativa na paquera enquanto que outras acham isso horrível.