#53_Israel_Abstract

Procura-se designer gráfico: Uma análise documental da descrição das qualificações de designers gráficos em anúncios de emprego do Reino Unido

Paulo Roberto Nicoletti Dziobczenski 1,2,* and Oscar Person 1

1 Aalto University, Helsinki, Finland
2 CAPES Foundation, Brasília, Brazil

O presente estudo investiga as qualificações que empregadores esperam em designers gráficos baseado em uma análise documental de 1.406 anúncios de emprego do Reino Unido. A partir da sistematização dos requisitos que os anúncios apresentam, classificamos as qualificações do profissional de design gráfico em três áreas: (1) O que o designer gráfico precisa entregar (competências); (2) o que o designer gráfico precisa saber (habilidades e conhecimentos); (3) que características pessoais o designer gráfico precisa ter. Após a análise de anúncios de cargos diversos, comparamos como empregadores manifestam seu interesse conforme o nível de responsabilidade (júnior, intermediário ou sênior) e conforme o tipo de cargo (interno ou externo à empresa). Os resultados do nosso estudo sugerem que empregadores buscam qualificações variadas em designers gráficos e que a relevância desta variação depende em parte do cargo que é anunciado. Ao fim, discutimos as implicações dos resultados para a educação e a prática do design em termos de como a expertise de design gráfico é articulada, estudada e ensinada.

Palavras-chave – Educação em design, conhecimento em design, design gráfico, anúncios de emprego, Reino Unido

Relevância para a prática do design – Profissionais e estudantes de design gráfico podem utilizar-se de nossos resultados como orientação para desenvolvimento pessoal e também descrever de forma eloquente as contribuições que podem prover às organizações onde trabalham ou desejam trabalhar, em níveis diversos da carreira. Educadores podem utilizar de nossos resultados para avaliar a compatibilidade entre suas práticas educativas e os requisitos que empregadores exigem do designer gráfico.